terça-feira, 26 de março de 2013

TRABALHANDO A Agenda 21 NA SALA DE AULA


Por que ensinar
A elaboração e lançamento da Agenda 21 Global aconteceu na Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento Humano, conhecida como ECO-92, realizada em 1992, no Rio de Janeiro. O documento é considerado inovador, abrangente e ousado porque propõe, em escala planetária, um novo padrão de desenvolvimento, conciliando métodos de proteção ambiental, justiça social e eficiência econômica. Rompendo com o desenvolvimento dominante, onde predomina o econômico a qualquer custo, a Agenda 21 propõe a sustentabilidade, em que os fatores sociais e ambientais formam uma união indissolúvel entre si e com a necessidade de se enfrentar a degradação ambiental e o problema mundial da pobreza.
Nesse sentido, o documento considera como questões estratégicas: a geração de emprego e renda; a diminuição das disparidades regionais e interpessoais de renda; as mudanças nos padrões de produção e consumo; a construção de cidades sustentáveis e a adoção de novos modelos e instrumentos de gestão baseados no planejamento participativo. Desse modo, o documento é uma importante referência porque traduz em ações o conceito de desenvolvimento sustentável. A inserção do tópico Agenda 21 como conceito-chave nos estudos geográficos do ensino fundamental vem de encontro à necessidade de construir com o educando uma “cultura de sustentabilidade”, preparando-o para participar ativamente do processo de elaboração da Agenda 21 Local.

Condições para ensinar
A Agenda 21 é uma tentativa abrangente de promover, em nível planetário, um padrão de desenvolvimento que considere ao mesmo tempo mecanismos de proteção ambiental, equidade social e eficiência econômica. O enfoque da Agenda leva em conta estratégias para a geração de emprego e de renda, a diminuição de disparidades regionais, as mudanças nos padrões de consumo e produção, a construção de cidades sustentáveis e a adoção de novos modelos de gestão.

Considere o conhecimento prévio dos alunos sobre os seguintes temas da Agenda 21:

a) Cidades Sustentáveis: gestão urbana (normas de respeito ao meio ambiente e à comunidade, ordenamento do solo urbano, violência, segurança e cidadania, qualidade ambiental das cidades); planejamento e orçamento participativos; modelos para atender as carências em habitação, saneamento e transporte urbano; migração campo/cidade; impactos da industrialização e dos serviços, tais como o turismo, lazer, cultura e serviços modernos derivados das novas tecnologias.

b) Agricultura Sustentável: impactos da passagem de um modelo agrícola químico-mecânico para um modelo baseado agroecologia e ecosilvicultura; agricultura familiar; reforma agrária e extensão rural.

c) Infra-estrutura e Integração Regional: transporte, telecomunicações e energia/energia renovável; descentralização da execução e da gestão dos serviços públicos;

d) Gestão dos Recursos Naturais: solos; águas; florestas (manejo sustentável e conservação); biodiversidade (bioproteção, biotecnologia, conservação), fauna (caça e comércio ilegal); recuperação e proteção de ecossistemas degradados; controle da poluição ambiental; extrativismo.
e) Redução das Desigualdades Sociais: formas de combate à pobreza; emprego e mercado de trabalho; redução das disparidades na distribuição de renda; direitos humanos (indígenas, crianças e adolescentes, negros e deficientes); universalização da cidadania;

f) Desenvolvimento Científico e Tecnológico: desenvolvimento de tecnologias apropriadas ao desenvolvimento sustentável em suas diferentes escalas; ecoeficiência dos sistemas produtivos; gestão sustentável na indústria, agricultura e serviços (o papel das normas ISO 14.000 e ISO 9.000 para uma economia sustentável e competitiva); a pesquisa aplicada às necessidades das comunidades;

A Agenda 21, por traduzir em ações o conceito de desenvolvimento sustentável, é um conceito-chave no trato de questões importantes relacionadas ao espaço de vivência e instrumento fundamental para a construção de uma ecocidadania referenciada na participação da elaboração e implementação de políticas públicas sustentáveis em nível local. Como está o processo de elaboração da Agenda 21 do município? Lance este desafio para a turma e planejem uma trilha de pesquisa. Faça do estudo do tópico a construção de subsídios para sua elaboração, envolvendo ONGs ambientalistas locais, comunidade e poder público.
Esta atividade é uma avaliação diagnóstica, inicial. Isso significa que é necessário estar atento e registrar as intervenções dos alunos; suas perguntas curiosas, não para respondê-las de pronto, mas para tomá-las como referência essencial na organização das trilhas de pesquisa que compõem a largada do desenvolvimento do tópico.
O que ensinar
•O etnoconhecimento e a etnodiversidade do povo brasileiro: importância dos saberes e fazeres (conquistas tecnológicas) elaborados e acumulados por populações tradicionais em seus diversos campos, como a botânica, a medicina, a astronomia, a filosofia e a literatura, bem como suas especificidades sociais e territoriais. Por se tratar de um patrimônio humano, artístico e científico brasileiro é relevante conhecê-los e protegê-los com medidas eficazes de combate à biopirataria. Elas vivem em todos os biomas brasileiros. São os povos indígenas, seringueiros, quilombolas, quebradeiras de coco, ribeirinhos e extrativistas.

• Políticas públicas nacionais de combate à pobreza e busca do desenvolvimento sustentado: avaliação do Programa Fome Zero em escala local e análise do Programa Biodiesel como alternativa sustentável de fonte de energia.

• Entre as medidas de conservação dos ambientes naturais destaca-se a criação de reservas extrativistas. Nessa abordagem colocar-se-á em questão a importância do manejo sustentável dos recursos florestais amazônicos e o Programa Nacional da Biodiversidade e a biopirataria, ou seja, saque indevido das riquezas naturais, que movimenta por ano no mundo cerca de US$ 60 bilhões, segundo estimativas do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Sugestões de percursos didáticos
• Leitura de duas obras de referência que fundamentam a abordagem: MISSÃO TERRA: O resgate do planeta e PACHA MAMA: Missão Terra 2. Ações para salvar o planeta. É a Agenda 21 elaborada por crianças e jovens. Ambas da Editora Melhoramentos.
• Organização de banco de dados sobre AGENDA 21. Por se tratar de um tema novo, os livros didáticos ainda não incorporaram o tema ao seu temário de forma satisfatória. Daí, a importância da construção deste banco de dados. Textos diversos estão disponíveis em páginas eletrônicas da Internet.
• Trilhas de pesquisa a partir das perguntas curiosas levantadas pela turma no momento da apresentação do tema e diagnose acerca dos saberes e fazeres dos alunos; identificação de interfaces interdisciplinares; realização do tratamento da informação.
• Participação na elaboração da Agenda 21 Local. Planejamento de atividades interdisciplinares; identificação das oportunidades de exercício de protagonismo com o levantamento de ações para intervenção na realidade sócio espacial do município.
Júri Simulado colocando-se em questão o que é social e economicamente mais vantajoso sob a ótica da sustentabilidade: as reservas extrativistas ou a pecuária e a soja? O que estará em jogo é a descoberta, por eles, de que a floresta “de pé” e protegida é uma fonte quase que inesgotável de bens, inclusive, a biodiversidade;
Mesa Redonda para avaliação dos resultados em processo do Programa Fome Zero em nível local, com proposição de ações estratégicas de políticas sustentáveis de inclusão social, emprego e geração de renda, moradia, lixo e água;
• Palestra seguida de debate sobre o Programa Nacional da Biodiversidade e ações estratégicas de combate à biopirataria em nível local e nacional; visita de estudos a uma comunidade tradicional próxima ao espaço de vivência, planejando a coleta de dados. O tratamento da informação, que inclui a análise dos dados coletados, registros diversos, e a organização e produção do conhecimento escolar. Programe uma atividade de APRESENTAÇÃO.
• Mapeamento de cidades sustentáveis em dimensão multiescalar, organizando legenda criativa.

Como avaliar
A avaliação formativa acompanha as aprendizagens, desde a diagnose dos conhecimentos dos alunos à produção do conhecimento escolar. Sugere-se um documento intitulado Contribuições para a elaboração da AGENDA 21 do nosso município, que deverá ser encaminhado aos setores competentes. O banco de itens disponibiliza várias atividades de verificação das aprendizagens. A auto avaliação é outro instrumento necessário ao acompanhamento do processo formador, bem como um valioso instrumento de compromisso do aluno com seu auto desenvolvimento.



Nenhum comentário:

Postar um comentário