domingo, 21 de abril de 2013

A IMPORTÂNCIA DA VACINA DE GRIPE

Anualmente, ocorrem cerca de 3 a 5 milhões de casos graves de gripe pelo vírus influenza e 250.000 a 500.000 mortes por influenza em todo o mundo. A maioria das mortes ocorre em idosos e pessoas que apresentam doenças de base, as crianças menores de cinco anos são grupo altamente vulnerável às complicações, sendo frequentemente hospitalizadas. Na época de maior incidência da influenza ocorre aumento substancial no número de consultas médicas, uso de antibióticos para tratamento de otites, sinusites e pneumonias, aumento nas taxas de hospitalização por broncoespasmo e pneumonia e, eventualmente, por complicações neurológicas ou cardiacas (o vírus pode também levar a inflamação destes orgãos). A vacinação contra influenza tem demonstrado importante redução de casos leves a graves de influenza  . Estudo realizado no Canadá revelou que a vacinação universal contra gripe foi responsável pela redução no uso de antibióticos tanto nos vacinados como nos não vacinados.
 
Os vírus circulam durante o ano todo e frequentemente existe co-circulação de mais de um tipo de influenza (A e/ou B).Após a pandemia de 2009 o vírus influenza teve baixa circulação no país nos anos de 2010 e 2011, mas no Brasil, em 2012, verificou-se aumento no número de hospitalizações e mortes pela influenza A (H1N1). Nos EUA, em janeiro de 2013, foi identificado aumento significativo no número de atendimentos e hospitalizações por influenza A (H3N2). Historicamente, as cepas A (H3N2) têm sido associadas a maiores taxas de complicações e morte. Essa cepa está incluída nas vacinas de influenza recomendadas para esta temporada de gripe nos hemisférios norte e sul e um estudo realizado  revelou a proteção conferida pela vacina foi de, aproximadamente, 60%  para pessoas com mais de seis meses de idade.  Além de reduzir as complicações, a vacinação reduziu em 60% o número de consultas por síndrome gripal.
 
Crianças menores de cinco anos desempenham importante papel na transmissão da doença na comunidade e para seus familiares. Dai a importância de vacinarmos nossas crianças. 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário