quarta-feira, 17 de abril de 2013

O QUE É CONSUMO SUSTENTÁVEL?



A poluição e a degradação estão diretamente relacionadas aos padrões de consumo da sociedade, de forma que, quanto mais irresponsável for o ato de consumir, maior será a agressão ao meio ambiente, desde a extração das matérias-primas, até seu descarte após o uso.
Assim, o desafio de que todos passem a pensar seriamente no dever de reciclar e de adotar um novo estilo de vida é tarefa de todos: governo e cidadãos.

De acordo com as Diretrizes das Nações Unidas, consumo sustentável significa que as necessidades de bens e serviços das gerações presentes e futuras satisfaçam de tal modo que possam sustentar-se do ponto de vista econômico, social e ambiental.

O Instituto de Defesa do Consumidor – IDEC aconselha: “Antes de suas compras, pergunte-se: necessito mesmo, desse produto ou serviço”? Ele é econômico? Não poluente? É reciclável? Seus ingredientes ou componentes são obtidos respeitando-se a preservação do meio ambiente e da saúde humana? Ele é seguro? A empresa respeita os direitos dos trabalhadores? A empresa respeita os direitos do consumidor?



QUE MEDIDAS PODEM SER ADOTADAS?

O consumidor pode adotar em seu cotidiano medidas simples direcionadas ao consumo com responsabilidade, tais como:

I - Uso racional da água:
a) reduzir a quantidade utilizada durante o banho, lavagem de roupas, limpeza da casa, etc.
b) consertar imediatamente os vazamentos nos encanamentos; c) não utilizar esguicho de água pra lavar carros e calçadas.

II - Lixo:
a) fazer coleta seletiva, separando o lixo orgânico dos inorgânicos, destinando os últimos à reciclagem;
b) utilizar o lixo orgânico como adubo para a terra;
c) reutilizar o papel como rascunho;
d) reduzir do uso de sacolas plásticas;
e) não jogar lixo nas ruas;
f) não jogar lâmpadas, pilhas, baterias de celular, restos de tinta ou produtos químicos no lixo. As empresas que os produzem estão sendo obrigadas por Lei a recolher muitos destes produtos.

III - Energia:
a) não deixar as luzes acesas sem necessidade;
b) usar aparelhos eletrodomésticos que possuam selo de economia de energia certificados pelo INMETRO;
c) desligar os aparelhos da tomada quando não estiverem sendo utilizados;
d) dar preferência a lâmpadas fluorescentes, compactas ou circulares, para a cozinha, área de serviço, garagem e qualquer outro lugar da casa que fique com as luzes acesas por mais de quatro horas por dia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário