segunda-feira, 27 de maio de 2013

MATRIZES CURRICULARES DE HISTÓRIA


9º ANO

OBJETIVO GERAL
Compreender a evolução da história brasileira frente aos eventos mundiais dos séculos XX e XXI, para que o educando possa, de forma autônoma, movimentar-se crítica e responsavelmente na complexidade das relações humanas.

Temática: O mundo contemporâneo: globalização e disputas.


Campos de Estudo
Conteúdos
Expectativas de aprendizagem




















Concepções de Tempo e
Espaço















Interações sociais,
Políticas, Econômicas e
Culturais
O contexto mundial no final do século XIX (Industrialização,Imperialismo, Capitalismo e Socialismo)
  • Mudanças técnico-científicas (Revolução Industrial)
  • O surgimento da classe operária e as relações de trabalho (imigração)
  • Organização do movimento operário e o pensamento socialista

O contexto do Brasil no início do século XX
  • Transição da Monarquia para a República (fim da escravidão e situação do negro após a abolição)
  • Relações de poder nos primeiros anos da República (política dos governadores, política do café com leite, coronelismo e voto de cabresto)
  • Movimentos sociais de contestação à organização social, política e econômica do período.
  • Início do processo industrial no Brasil

Disputas imperialistas e a Iª Guerra Mundial
  • A expansão industrial na Europa e a disputa por mercados (neocolonialismo)
  • A Iª Guerra Mundial
. Participação dos EUA e saída da Rússia
. Revolução Russa, o pós-guerra (Tratado de Versalhes)

IIª Guerra Mundial (anti-semitismo, holocausto e bomba atômica)
  • O Brasil no contexto da Segunda Guerra Mundial (Era Vargas)
  • Questões trabalhistas (CLT e sindicalismo)

O mundo pós-guerra
  • Re-estruturação de territórios e poder
  • A Guerra Fria e seus reflexos na conjuntura brasileira
  • O mundo bipolarizado e as organizações (socialismo e capitalismo)
  • Governos democráticos e militares na América (ênfase no Brasil)

O Brasil e a Nova Ordem Mundial
  • Redemocratização no Brasil
  • Globalização e conflitos modernos
  • Compreender as principais mudanças técnico cientificas na Revolução Industrial e o surgimento da classe operaria e as suas relações de trabalho;
  •  Caracterizar o pensamento socialista.






  • Compreender como se deu a transição da monarquia para a republica;
  • Caracterizar os primeiros anos da Republica;
  • Identificar e caracterizar os movimentos sociais no período republicano;
  • compreender como iniciou o processo industrial no Brasil.









  • Compreender e caracterizar a expansão industrial na Europa;
  • Compreender e caracterizar os principais motivos da primeira guerra mundial com a participação dos EUA e a saída da Russia;
  • Caracterizar a Revolução Russa
  • Compreender os principais motivos da participação do Brasil na segunda guerra mundial;
  • Caracterizar a Era Vargas e identificar as questões trabalhistas que ocorreram no seu governo;


  • Compreender e caracterizar a guerra fria e seus reflexos na conjuntura brasileira;
  • Relacionar as principais características do socialismo e capitalismo;
  • Identificar e caracterizar os governos democráticos e militares na América, especialmente no Brasil.


  • Compreender os principais motivos que levaram a  redemocratização no Brasil;
  • Compreender e caracterizar a globalização;
  • Relacionar os principais conflitos modernos mundiais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário