domingo, 5 de maio de 2013

MATRIZES CURRICULARES HISTÓRIA

6. ANO

OBJETIVO GERAL
Compreender questões pertinentes à origem do ser humano e sua organização em sociedade, para que o educando possa, de forma autônoma, movimentar-se crítica e responsavelmente na complexidade das relações humanas.

Temática: Das origens do homem à organização e declínio das primeiras civilizações.

Campos de Estudo
Conteúdos
Expectativas de aprendizagem









Concepções de Tempo e
Espaço















Interações sociais,
Políticas, Econômicas e
Culturais
Introdução à história
  • Temporalidade e espacialidade;
  • Contagem do tempo, diferentes calendários
  • Conceituação, importância da história e fontes históricas;
  • Sujeito e objeto da história

O homem e sua origem
  • Diferentes teorias (mitológicas e científicas)

  • As comunidades primitivas;
  • Trabalho e organização social dos primeiros grupos humanos (considerar as transformações na forma de viver e sobreviver dos povos ao longo tempo considerados pré-histórico em diferentes espaços);
  • Diferentes hipóteses sobre a vinda dos primeiros habitantes da América (ênfase nos primeiros habitantes do Brasil) e suas formas de organização;

  • Revolução agrícola e suas implicações;
  • Sedentarização e o surgimento do excedente, do Estado e acentuação das desigualdades sociais
  • Importância dos rios para as antigas civilizações

  • Diferentes formas de organização das comunidades humanas: religião, cultura, política e economia dos povos mesopotâmicos, egípcios, maias, astecas e incas, persas, fenícios e hebreus, chineses e indianos, gregos e romanos (considerando a ideia desimultaneidade)

  • Compreender e diferenciar temporalidade e espacialidade;

  • Conhecer o que é calendário e como é feito a contagem do tempo;
  • Compreender o que é história, sua importância e quais os tipos de fontes históricas;
  • Conhecer e identificar o sujeito e objeto da história;
  • Diferenciar as teorias  mitológicas e cientificas da origem do homem;
  • Conhecer quais foram às comunidades primitivas e identificar seu trabalho e organização social dos primeiros grupos humanos;
  • Conhecer e identificar quais foram os primeiros habitantes  da América, priorizando o Brasil, conhecendo como se deu a sua organização;
  • Compreender o que foi a Revolução agrícola, a sedenterização e que importância teve os rios para as antigas civilizações;
  • Conhecer e identificar as formas de comunidades das antigas civilizações no contexto: religião, cultura, política e economia;


Nenhum comentário:

Postar um comentário