sábado, 11 de maio de 2013

O que são os ODM ?



Os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio foram definidos para tentar dar uma resposta aos grandes problemas mundiais que foram objeto de discussão durante as conferências internacionais ocorridas nos anos 90. Nesses encontros foram debatidos temas como população, meio ambiente, gênero, direitos humanos, desenvolvimento social e outros, que vieram à tona como forma de protesto ao modelo de desenvolvimento econômico e social vigente.
Com base no resultados dessas conferências, a Organização das Nações Unidas (ONU) realizou, no ano 2000, a Cúpula do Milênio para buscar reverter os problemas que emergiram nas conferências internacionais. Desse encontro, nasceu a Declaração do Milênio, que estabeleceu os oito ODM. A ONU estipulou um prazo de 15 anos, 1990 a 2015, para que os países cumprissem as Metas do Milênio.
Os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio contemplam questões básicas de cidadania e de dignidade humana. São objetivos de desenvolvimento humano que nos dão a chance de construir um mundo melhor e mais justo para todos e todas. São eles: 
São oito Objetivos, 18 metas mundiais e mais de 40 indicadores que descrevem o que deve ser feito para o cumprimento dos ODM até 2015. Os oito Objetivos tratam de temas gerais. Já as metas intrínsecas a cada um dos Objetivos são específicas e mensuráveis. Para cada meta atribuíram-se indicadores que servem para monitorar o avanço em direção à própria meta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário