quarta-feira, 22 de maio de 2013

Os ODM e os municípios

 


A tarefa de criar uma consciência nacional pelo cumprimento dos ODM exige, certamente, uma ação articulada entre todos os Entes Federados (União, estados, Distrito Federal e municípios). Grande parte dos esforços depende dos gestores  locais, pois se na média muitos dos indicadores brasileiros são razoáveis ou bons,  os dados desagregados revelam muitas fragilidades regionais e locais.
Nesse contexto, os municípios podem e devem assumir um papel de protagonistas do desenvolvimento. Por estarem próximos da população, eles têm uma posição estratégica na hora de dialogar e compreender os anseios da comunidade. Além disso, são responsáveis pela gestão de diversas políticas públicas que contribuem para os ODM.
Os ODM representam uma grande evolução em relação a outros planos de desenvolvimento mundial porque propõem uma agenda que engloba as dimensões  econômica, social e ambiental. Além disso, incentivam a participação conjunta de cidadãos, governos e sociedade para avançar rumo ao desenvolvimento humano.
O Governo Federal tem dirigido seus investimentos a diversas áreas relacionadas aos ODM, em especial para a erradicação da pobreza e da fome. O mesmo vem sendo feito por governos estaduais e municipais e também por empresas e organizações  da sociedade civil.
Se o andamento dos ODM vai relativamente bem no âmbito nacional, em termos  específicos, no entanto, o país tem muito que caminhar. Quando se faz o recorte da população negra, por exemplo, observa-se que muitas das metas estão longe de  ser cumpridas. As disparidades regionais também se fazem presentes. Os estados das regiões Sul e Sudeste continuam com indicadores sociais muito mais favoráveis do que os do Norte e do Nordeste.
Embora os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio tenham sido criados como diretrizes internacionais para os países membros da ONU, a responsabilidade pelo cumprimento de suas metas precisa ser compartilhada entre os diversos atores e setores da sociedade. Para levar o desenvolvimento humano a todos os cantos do país, é fundamental inserir as metas dos ODM nas gestões municipais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário