terça-feira, 14 de maio de 2013

Por que trabalhar com os ODM?



São várias as vantagens obtidas pelos municípios que optam por trabalhar com as Metas do Milênio, a começar pela significativa melhoria da qualidade de vida da população, ancorada por meio da implantação de políticas públicas que reduzem a fome e a miséria, que melhoram a saúde, a educação e o meio ambiente, que reduzem a mortalidade materna e infantil e que asseguram mais espaço às mulheres nas escolas, na política e no mercado de trabalho.

Como os ODM apresentam objetivos, metas e indicadores, fica mais fácil mensurar os avanços obtidos na administração municipal, saber se as coisas estão indo de acordo com os planos traçados, e também, saber a quem recorrer, caso não estejam dentro do planejado.

Obviamente, os objetivos, metas e indicadores são apenas um primeiro passo.

É preciso desenhar um planejamento para determinar seus custos e executá-los. Também é necessário encontrar os recursos materiais e as pessoas com conhecimentos e habilidades apropriadas para executar os planos e avaliar se estão atingindo o resultado desejado.

Para atingir um desenvolvimento sustentável e de longo prazo, os governos e comunidades locais precisam estar envolvidos nos processos de gestação, planejamento, execução e monitoramento político. Isso tudo está contemplado na plataforma dos ODM.

Os municípios que adotam os ODM em sua plataforma de gestão obtêm outras vantagens importantes sobre os demais. Com a adoção dos ODM, os municípios têm condições de:

·            Atrair as comunidades locais para o diálogo, já que a mensagem dos ODM é popular;
·          Aperfeiçoar os serviços públicos e o desenvolvimento de ações de combate à vulnerabilidade;
·      Facilitar o monitoramento, a avaliação das políticas públicas e a mensuração de resultados graças a indicadores já consolidados;
·       Adotar uma gestão voltada para resultados práticos, que podem ser mensurados de maneira eficiente;
·       Agregar as políticas públicas em torno de objetivos comuns;
·    Colher os frutos do alinhamento das políticas locais à estratégia de desenvolvimento adotada pelo Governo Federal, o que permite a injeção de recursos federais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário