quinta-feira, 4 de julho de 2013

DINÂMICA

Dinâmica da Vida
Dinâmica da Vida pretende analisar os condicionamentos infantis e as expectativas sobre a própria vida. Dinâmica da Vida deve ser utilizada numa fase intermédia de um grupo entre 5 e 10 participantes com idades superiores a 15 anos.

O que precisa para Dinâmica da Vida

Para a Dinâmica da Vida apenas necessita de uma sala com tamanho suficiente para que os participantes se possam sentar em círculo, folhas de papel e lápis.

Dinâmica da Vida

O animador distribui as folhas de papel e os lápis e convida os participantes a imaginarem que tem na sua mão o livro da sua própria vida escrito por um anônimo. Convidam-se os participantes a fecharem os olhos e a visualizarem o primeiro capítulo. De seguida cada participante deverá escrever na sua folha de papel como gostariam que iniciasse a narração da sua vida. A biografia pode começar em qualquer momento, não necessariamente no nascimento.

Após todos os participantes terem escrito a primeira página do seu livro, leem-se os textos que podem ser comentados pelos diversos membros do grupo.

Uma variante poderá ser a de escrever a última página do livro, permitindo que os participantes possam escolher qualquer final em qualquer idade, não tendo necessariamente que terminar com a morte do protagonista.

O animador deverá estar atento ao ponto de partida das narrações, pois esta escolha poderá revelar os condicionantes da sua vida, os bons e os maus:
=Quais as personagens que aparecem na história?;
=A história começa com os pais?;
=A história é dramática ou revestida de humor?;
=O nascimento do protagonista era esperado pelos familiares?; etc.

A discussão em grupo pode ajudar os participantes a tomarem maior consciência individual sobre a percepção do seu próprio papel no mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário