sexta-feira, 23 de agosto de 2013

MANIFESTO 2000


O Manifesto 2000 para uma cultura de paz e não violência foi formulado por personalidades premiadas com o Nobel da Paz, com o objetivo de chamar a atenção do indivíduo para que ele assuma sua responsabilidade em relação a essa questão. Não é um chamamento, nem uma petição dirigida a instâncias superiores.

Ele chama a atenção para a responsabilidade de cada ser humano de converter em realidade os valores, a atitude, os comportamentos que fomentam a cultura e a paz.

Reconhecendo minha parte de responsabilidade ante o futuro da humanidade, especialmente para as crianças de hoje e de amanhã, me comprometo, em minha vida diária, em minha família, no meu trabalho, na minha comunidade, em meu país e minha região a:

RESPEITAR A VIDA E A DIGNIDADE DE CADA PESSOA,
Sem discriminação nem preconceitos;

PRATICAR A NÃO VIOLÊNCIA ATIVA,
Rechaçando a violência em Todas as suas formas: física, sexual, psicológica, econômica e social, em particular em defesa dos mais fracos e vulneráveis, como as crianças e os adolescentes;

COMPARTILHAR MEU TEMPO E MEUS RECURSOS MATERIAIS
Cultivando a generosidade a fim de acabar com a exclusão, a injustiça e a opressão política e econômica;

DEFENDER A LIBERDADE DE EXPRESSÃO E A LIBERDADE CULTURAL
Privilegiando sempre a escuta e o diálogo, sem ceder ao fanatismo, nem à maledicência e ao rechaço do próximo;

PROMOVER UM CONSUMO RESPONSÁVEL
E um modo de desenvolvimento que leve em conta a importância de todas as formas de vida e o equilíbrio dos recursos naturais do planeta;

CONTRIBUIR PARA O DESENVOLVIMENTO DE MINHA COMUNIDADE
Propiciando a plena participação das mulheres e o respeito aos princípios democráticos, com o fim de criarmos juntos novas formas de solidariedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário