terça-feira, 17 de setembro de 2013

O que é Educação a Distância?



Educação a distância é o processo de autoaprendizagem, mediado por tecnologias, onde professores e alunos estão separados espacial e/ou temporalmente.
É ensino/aprendizagem onde professores e alunos não estão normalmente juntos, fisicamente, mas podem estar conectados, interligados por tecnologias, principalmente as telemáticas, como a Internet. Mas também podem ser utilizados o correio, o rádio, a televisão, o vídeo, o CD-ROM, o telefone, o fax e tecnologias semelhantes.
A educação a distância, em sua forma embrionária e empírica, é conhecida desde o século XIX. Entretanto, somente nas últimas décadas passou a fazer parte das atenções pedagógicas. Ela surgiu da necessidade do preparo profissional e cultural de milhões de pessoas que, por vários motivos, não podiam frequentar um estabelecimento de ensino presencial, e evoluiu com as tecnologias disponíveis em cada momento histórico, as quais influenciam o ambiente educativo e a sociedade.

Pontos Positivos
·         Inclusão de pessoas com necessidades especiais.
·         As pessoas que por algum tipo de deficiência física ou mental não podem frequentar instituições de ensino convencionais podem, através da EAD, ter acesso a todas as formas de educação formal e informal.
·         Democratização do acesso ao ensino.
·         Maior flexibilidade de horários para os alunos acessarem a educação.
·         A EAD possibilita que as pessoas que trabalham e por isso não podem freqüentar aulas presenciais nos horários convencionais tenham acesso a estas aulas através de aulas assíncronas ou síncronas em horários alternativos ou através da internet.
·         Facilidade de acesso a cursos de graduação e pós-graduação.

Pontos Negativos
·         Dependência da tecnologia.
·         Dispersão física dos participantes.
·         Por na haver uma presença física do professor e dos alunos na sala de aula os alunos podem não prestar atenção na aula, não solucionar eventuais dúvidas, ou seja, pode não haver um 100% de aproveitamento da aula.
·         Necessidade de maior comprometimento do aluno.
·         Limitação nas discussões.
·         As limitações nas discussões ocorrem, geralmente, quando não há um professor interagindo o tempo todo com o aluno para orientar as discussões e tirar possíveis dúvidas.
·         Custo Financeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário