quarta-feira, 6 de novembro de 2013

ENSINO COM PESQUISA

Ensino com pesquisa é um procedimento que requer a orientação direta do professor, no processo de elaboração da pesquisa. É muito mais do que determinar que os “alunos façam pesquisas”, caracterizadas pela busca em bibliografia escrita ou virtual das informações pretendidas e pela transcrição ou impressão gráfica dos achados. É uma atividade de ensino que demanda tempo e dedicação dos envolvidos, na produção de conhecimentos.

Esse procedimento de ensino também pode ser conhecido por método da descoberta, que, da mesma forma requer uma atitude reflexiva por parte do aluno e a assistência contínua do professor.

De um modo ou de outro, ele pode ser utilizado com vantagens na EaD, quando o professor orienta o trabalho de pesquisa individual ou de pequenos grupos por meio de correio eletrônico (e-mail). Ao final do processo, os trabalhos produzidos podem ser apresentados em ferramenta específica (tarefa) ou enviados pela lista de discussão a todos os alunos. Segundo determinação do professor, em função dos objetivos de ensino, a discussão das pesquisas pode ser geral, com todos os relatórios discutidos simultaneamente, ou particular, quando cada pesquisa é analisada por todo o grupo de alunos.

O ensino com pesquisa propicia ao professor e aos alunos uma oportunidade de:
  • Buscar e coletar as informações necessárias à realização do estudo.
  • Treinar a capacidade de observação, investigação e reflexão.
  • Trabalhar com fontes diversificadas de informação, como revistas, livros, fotos, filmes, letras de música.
  • Transitar por diversos ambientes educativos, como biblioteca, videoteca, hemeroteca, sites na Internet, entre outros.
  • Selecionar as informações pertinentes, organizá-Ias e empregá-Ias   na elaboração do estudo.
  • Trabalhar, de forma cooperativa, com os outros componentes do grupo de pesquisa, quando esse trabalho se realizar em subgrupos.
  • Desenvolver ou aperfeiçoar o sentimento de autoconfiança, em relação às habilidades cognitivas.
  • Registrar suas conclusões, redigindo um relatório científico.
  • Preparar uma apresentação oral, síntese do relatório da pesquisa.
  • Comunicar, com clareza, os resultados obtidos.
O ensino com pesquisa, embora demande tempo e dedicação do professor, é uma situação de aprendizagem na qual o aluno realiza transformações de ordem conceitual (coleta, seleciona, organiza, relaciona e registra informações), procedimental (observação, manuseio de fontes e documentos diversos, utilização de diferentes ambientes educativos, registro e expressão oral) e atitudinal (cooperação, autoconfiança).

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