domingo, 15 de dezembro de 2013

TRABALHANDO A CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2014 NA ESCOLA




Orientação para o professor

A Igreja do Brasil está atenta à triste realidade do tráfico humano. Tanto é que a Campanha da Fraternidade de 2014 terá como tema “Fraternidade e Tráfico de Pessoas” e lema “É para a liberdade que Cristo nos libertou” (Gl 5,1). Que tem como objetivo Identificar as práticas de tráfico humano em suas várias formas e denunciá-lo como violação da dignidade e da liberdade humana, mobilizando cristãos e a sociedade brasileira para erradicar esse mal, com vista ao resgate da vida dos filhos e filhas de Deus.

Texto para se COLOCAR EM DISCUSSÃO

ESCRAVO, NEM PENSAR: Os meus direitos

         Durante uma grande seca no Nordeste, João, um esforçado agricultor, recebeu um convite interessante para trabalhar numa fazenda no norte do país. O salário era bom e o homem o convenceu a ir primeiro para depois levar a família. Ao chegar à fazenda, João descobriu que já havia contraído uma grande divida para pagar. Esta dívida não diminuía nunca.
         A mulher e os filhos não conseguiam localizar João. Sua mulher falou com a diretora da escola dos filhos e esta, que já havia participado de um curso do projeto “ESCRAVO NEM PENSAR”, logo acionou a Polícia Federal. João e mais 27 trabalhadores foram localizados e libertados.

EM DISCUSSÃO:
1) É correto utilizar-se do trabalho para escravizar alguém? Os direitos dos trabalhadores são respeitados em nosso país? Que tipos de trabalho são mais sujeitos à escravidão? Você conhece as leis que protegem os trabalhadores? O que você sabe sobre o trabalho infantil? Como você viu a atitude da mulher de João e da diretora da escola?

VAMOS PESQUISAR:
Ø Trabalho escravo, Trabalho infantil, Direitos humanos, Vida familiar, Comissão Pastoral da Terra.
Apresentar:
î Debate, seminário, cartaz, jornal falado, vídeo, dramatização;

Nenhum comentário:

Postar um comentário