quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

TRABALHANDO A CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2014 NA ESCOLA IV



Orientação para o professor

A Igreja do Brasil está atenta à triste realidade do tráfico humano. Tanto é que a Campanha da Fraternidade de 2014 terá como tema “Fraternidade e Tráfico de Pessoas” e lema “É para a liberdade que Cristo nos libertou” (Gl 5,1). Que tem como objetivo Identificar as práticas de tráfico humano em suas várias formas e denunciá-lo como violação da dignidade e da liberdade humana, mobilizando cristãos e a sociedade brasileira para erradicar esse mal, com vista ao resgate da vida dos filhos e filhas de Deus.

Texto para se COLOCAR EM DISCUSSÃO

ESCRAVO, NEM PENSAR: Cuidados com a internet

         Nathália vivia em bate-papos na internet. Conversa vai, conversa vem, conheceu um rapaz por quem se apaixonou. Sua mãe, sempre atenciosa, percebeu o interesse da filha e começou fazer perguntas: “Isso vai dar certo? Quem é esse rapaz?” A jovem que tinha 16 anos prometeu que ia acabar com o relacionamento. Porém continuou se comunicando com o rapaz que marcou um encontro para conhecê-la, num dia, ao final das aulas. Nathália pediu que ele não comentasse o fato com ninguém, pois sua mãe poderia ficar sabendo e impedir o encontro. Quando Nathália encontrou Josué, levou um susto, porque ele era muito mais velho e muito mais feio do que a foto que parecia na internet. Envolvida por sua conversa, acabou embarcando em um jatinho particular para outro país. Desesperada com o desaparecimento da filha, a mãe de Nathália imediatamente acionou a polícia, que conseguiu localizar a jovem, que estava vivendo como prisioneira. Em pouco tempo os policiais a resgataram e trouxeram de volta para a sua família.

EM DISCUSSÃO:
1)    Você entra frequentemente na internet?
2)   Utiliza sites seguros?
3)   Qual a sua opinião sobre namoro on-line?
4)   Você acha que os filhos hoje partilham sua vida e seus problemas com os pais? Se não partilham, por que? É importante ouvir o conselho dos pais?

VAMOS PESQUISAR:

Ø Exploração sexual – Migração ilegal – Crimes organizados

apresentar:

î Debate, seminários, mural, jornal falado, vídeo, dramatização;

Um comentário:

  1. Adorando seus temas para discussão sobre a campanha da fraternidade de 2014,usarei com meus alunos do 5º ano,obrigada!!!! Élvia

    ResponderExcluir