segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES

Aperfeiçoar a formação profissional dos professores é uma medida de suma importância em qualquer esforço visando melhorar a qualidade da educação. A valorização e qualificação dos professores é considerada fundamental para a melhoria da qualidade da educação, assumida pelos Estados Membros da UNESCO, incluindo o Brasil, em dois dos seis objetivos (objetivos 2 e 6) do Marco de Ação de Dacar  (2000 - Declaração sobre Educação para Todos, Dacar).

É de importância vital estabelecer vínculos entre os resultados das avaliações de aprendizagem e a formação dos professores, tanto a inicial como a educação continuada, a fim de que o processo de aprendizagem em sala de aula possa ser efetivamente renovado. Igualmente importante é a criação de planos de carreira para os professores e os demais profissionais da área educacional.
Resultados de estudos mostram que ainda há
  • Índices insatisfatórios nos desempenhos dos alunos dos primeiros anos de educação básica nas disciplinas de matemática e língua portuguesa;
  • Resultados insatisfatórios ou ainda mais graves que são encontrados nas últimas séries do ensino fundamental e médio.  
Para melhorar a qualidade da educação, conforme registra o relatório da UNESCO da Comissão Internacional sobre a Educação para o século XXI, "Educação: um tesouro a descobrir": "é preciso, antes de mais nada, melhorar o recrutamento, a formação, o estatuto social e as condições de trabalho dos professores pois estes só poderão responder ao que deles se espera se possuírem os conhecimentos e as competências , as qualidades pessoais, as possibilidades profissionais e a motivação requeridas".

Nenhum comentário:

Postar um comentário