sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

MEC avalia nível de alfabetização

O MEC (Ministério da Educação) aplicou, em novembro de 2013, uma prova para avaliar o nível de alfabetização dos alunos do 3º ano do ensino fundamental (antiga 2ª série) em toda a rede pública do país. 
A avaliação é parte do Pnaic (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa). O plano, articulado pelo governo federal, pretende que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade. O prazo para cumprimento da meta é 2022.
O Inep estima que serão avaliados cerca de 3,4 milhões de estudantes. Costa afirmou ainda que haverá algum tipo de "retrato da escola", como acontece atualmente com a Prova Brasil, em que há indicação do nível socioeconômico dos alunos. Não será um questionário com muitas questões porque os alunos são muito novos, explicou Costa. 
Os custos, segundo Costa, ainda estão sendo estimados -- o Inep deve aproveitar a estrutura de aplicação da Prova Brasil. "Os custos devem ser basicamente de impressão", disse o presidente do Inep.
Segundo Costa, a matriz (conjunto de conteúdos a serem avaliados) já foi construída pelo Inep e pela equipe da SEB (Secretaria de Educação Básica) do MEC. A prova está sendo elaborada.
Resultados
Os resultados serão divulgados em abril de 2014 às escolas, afirma Costa. Ele disse que ainda não sabe como será a divulgação para a "sociedade". "Precisamos fazer três diálogos: com as escolas, entregando o mapa de itens para que eles possam fazer as intervenções pedagógicas, com os pais e com a sociedade [para que eles se engajem no pacto] e com a imprensa", respondeu o presidente do Inep ao ser questionado se os dados viriam a público. 
Segundo ele, é preciso ter muito cuidado para a prova não gerar "ranqueamento das escolas". "A nossa busca é de não ficar nenhuma criança para trás", disse. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário