terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

MOSTRANDO A MATEMÁTICA NO DIA A DIA


O ensino de matemática anda assustando alguns dos nossos estudantes e contribui com a exclusão social, em virtude de sua antiga rígida forma de trabalhos nos bancos escolares.

A problemática da matemática ganhará  um novo sentido se cada professor, relacionasse o conteúdo com o cotidiano do aluno.

Considerando que na matemática, atualmente, é inconveniente começar a ensinar o aluno através dos símbolos abstratos, sem sentido para ele.  O aluno mesmo sendo inteligente pode ter resistência a esse processo de aprendizagem sem significativos para ele.

As mudanças significativas, no que diz respeito ao ensino da matemática, estão  evoluindo; ressalto que a prática pedagógica do educando está sendo repensada e o ensino- aprendizagem dessa disciplina está tendo avanços significativos na aquisição de conhecimento, tornando o aluno receptivo e interativo nessa área de ensino.

Percebe-se então, a necessidade do professor relacionar a matemática com o contexto atual do aluno, pois onde quer que se esteja, a matemática é um instrumento básico de  suma relevância  no ensino aprendizado significativo.

Diante de tanta importância da matemática em nossas vidas; sabe-se que  o papel do bom professor de matemática é levar  o aluno a perceber que os conteúdos trabalhados em sala  de aula  está relacionadas também com as mais sofisticadas  técnicas de computação, enfim; com os  grandes avanços tecnológicos  existentes.

Portanto, a matemática deve ser de maneira simples e coerente, tornando a  útil e realmente indispensável para a vida do aluno e para que isso ocorra, é necessário relacionar sempre a prática pedagógica com os tempos modernos, usando técnicas avançadas e coerentes no processo ensino – aprendizagem qualitativo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário