terça-feira, 5 de agosto de 2014

FATORES NECESSÁRIOS PARA FACILITAR AS AÇÕES DA ALFABETIZAÇÃO

Ambiente alfabetizador: fazer da sala de aula um espaço em que ricos estímulos de aprendizagem estejam sempre presentes. É um ambiente que promove um conjunto de situações de uso real de leitura e de escrita. Um ambiente alfabetizador é aquele que tem diferentes tipos de textos que são consultados frequentemente, com diferentes funções sociais. Devem ser substituídos de acordo com sua funcionalidade, além de estarem ao alcance do grupo.

Atividades significativas: para uma alfabetização de qualidade é necessário propor atividades de leitura e escrita que fazem sentido para as crianças, contextualizada e de acordo com a realidade social dos educandos.

Autoestima: o trabalho de autoestima dos educandos é outro fator relevante em qualquer aprendizagem.

Intervenções: devem ser problematizadoras, ou seja, devem colocar bons problemas para serem resolvidos pelos educandos. A educadora poderá propor atividades desafiadoras, ou seja, ao mesmo tempo possíveis e difíceis.


Gênese da leitura e da escrita: conhecer profundamente a gênese da língua escrita possibilita identificar as mediações, as intervenções e atividades necessárias para se obter sucesso no processo de alfabetização e o resultado será bastante compensador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário