quarta-feira, 24 de setembro de 2014

As novas tecnologias: desafios e suas implicações no ambiente escolar e na prática docente

A introdução das mídias e das tecnologias no ambiente escolar pode contribuir para a melhoria das condições de acesso à informação, minimiza limitações relacionadas ao tempo e ao espaço e permite agilizar a comunicação entre professores, alunos e instituições. Além disso, os recursos tecnológicos da informática na educação escolar vieram contribuir na inovação da prática do professor em seu trabalho diário em sala de aula. Por outro lado, é pura ilusão pensar que tais vantagens são apenas graciosidades do mundo globalizado para amenizar conflitos ou corrigir injustiças impostas pelas diversas analogias de poder.
No plano didático, o uso dos recursos tecnológicos traz também competições de diferentes ordens, envolvendo a necessidade de rever princípios, conteúdos, metodologias e práticas harmonizáveis com as potencialidades dos instrumentos digitais.
O docente necessita dominar o conhecimento na prática diária de sua docência, para que isso ocorra, ele necessita está buscando novos conhecimentos através de uma formação continuada no decorrer de toda sua carreira profissional.
O domínio desse conhecimento aplicado ao trabalho docente forja a pedagogia como um campo, do ponto de vista cientifica, em que se radica uma racionalidade que lhe é própria.
O professor, como sujeito do saber, é mediado pelo dialogo da relação entre ele o educando e o saber de formação ali posto em intenção, como escreveu Paulo Freire (2002, p. 25), "ensinar não é transferir conhecimento, mas criar possibilidades para a sua produção ou sua construção".
É importante, entretanto, a discussão entre os conhecimentos da formação e os conhecimentos constituídos na prática escolar, que se constitui espaço onde afloram problemas e dificuldades onde se experimentam, constroem e reconstroem metodologias e onde se produzem alternativas para contornar os víeis surgidos na vivencia diária da sala de aula.

É necessário para uma boa prática não só os saberes constituídos no decorrer de sua carreira, mas, também, investir no saber disciplinar, sem o qual não se efetiva a atividade de transmissão do conhecimento, mesmo considerando-se que o que ensinar teria prioridade sobre o como ensinar. Segundo Sacristán (1999, p. 89) "o conhecimento realmente operativo, na prática pedagógica, é o que justifica os esquemas práticos que se exercem". (SACRISTÁN, 1999, p. 89)

Nenhum comentário:

Postar um comentário