quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Ausência dos pais na escola

Todo educador sabe o quanto é importante à participação dos pais dos alunos no desempenho escolar. A criança cuja família participa deforma mais direta no cotidiano escolar, apresenta um desempenho superior em relação a que os pais estão ausentes do seu processo educacional.

Atualmente as famílias apresentam fatores comuns que reflete no desenvolvimento escolar de alguns alunos: Falta o amor; e em outras o diálogo não existe. A preparação para a vida, a formação da pessoa, a construção do ser são responsabilidades da família. Sisto (2000) cita que “vivemos numa sociedade em que a unidade familiar se encontra desgastada e um dos motivos pode ser a falta de tempo para o convívio familiar (a luta pela sobrevivência é um fator real em grande parte das famílias no Brasil.

Grande parte dos  alunos  de escolas públicas vem de lares desestruturados, são filhos de pais separados, por isso apresentam comportamento  agressivo, a falta de interesse dos pais em conhecer e acompanhar a vida escolar de seus filhos. Infelizmente essa situação contribui para mais violência na sociedade, mãos de obra mais Barata e despreparada, que dificilmente terá um futuro de conforto e uma imagem respeitada perante a sociedade que estão inseridos.

A Ausência dos Familiares no Processo de Construção dos Saberes: Saber Ser e Saber Agir de Seus Filhos Na Educação Profissional

A construção de valores nos indivíduos é realizada por meio de um processo lento e gradativo. As famílias transferiram para as escolas técnicas a responsabilidade da formação dos valores ser e agir que são essenciais para a interação com o meio em que vivem e o mercado de trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário