quinta-feira, 27 de novembro de 2014

ÉTICA,VALORES E MORAL NA EDUCAÇÃO

Quando perguntamos aos educadores qual a meta de seu trabalho, a grande maioria diz que gostariam de formar alunos éticos, questionadores, que tivessem ações pautadas nos valores humanos e numa moral que prezasse pela retidão de caráter. Mas para que realmente isso ocorra, os educadores devem tentar ver a escola como um local que não é unicamente de transmissão de conteúdos.
Ao percebermos que não há como separar conteúdos de valores, podemos não nos desgastar tanto, pois estaremos mais preparados para lidar com situações de conflitos, preconceitos, discriminação, etc. Ensinar valores é inevitável, pois se sabe que as crianças e jovens não aprendem tanto pelo falamos, mas muito mais pelo que fazemos. Quando entendemos essa questão, temos possibilidade de optar por quais valores os alunos irão aprender e sabemos que inevitavelmente seremos um modelo o qual os alunos imitarão.
Diante disso, podemos nos tornar mais cautelosos e cônscios de nossas atitudes. E quando houver situações pertencentes ao campo das relações humanas, elas poderão ser encaradas como oportunidades educativas para trabalhar a moral, a ética e os valores.

Assim, para que a escola realmente possa colaborar para que seus alunos sejam éticos e questionadores, ela precisa ter isso como meta real, decidida coletivamente. Tendo clara qual a meta a ser atingida, deve propiciar espaços planejados de socialização: trabalhos em grupo, ações solidárias e participação do corpo discente na elaboração das regras de convivência da escola. Quando as incivilidades aparecerem, e certamente aparecerão, elas devem ser encaradas como oportunidades para que os alunos vivenciem valores, resolvendo seus conflitos sem violência e respeitando de verdade as diferenças.

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