terça-feira, 19 de maio de 2015

Quem disse que não é melhor aprender brincando?

Brincar é uma coisa natural nas crianças. Por que não aproveitar essa atração espontânea por brincadeiras e usar em sala de aula, ou em casa, introduzindo elementos didáticos nas atividades?
Quem leciona sabe o valor que tem as brincadeiras no universo infantil. Então, por que não usar esse recurso a seu favor durante as aulas?
Os benefícios são muitos, dentre os quais, serve para transmitir conteúdos, conhecer a personalidade das crianças, saber quais suas dúvidas e qual seu nível de conhecimento.
O comum é que os professores não deixem a brincadeira ocorrer espontaneamente, eles tentam controlar tudo, o que inibe o desenvolvimento de diversos e importantes aspectos para a personalidade infantil. Brincando, a criança aprende a lidar com o mundo e forma as bases de sua futura identidade.
Ali, ela recria situações do cotidiano, experimenta sentimentos básicos, como medo, ansiedade, carinho, etc.

INCENTIVE A BRINCADEIRA

Motive o grupo durante a brincadeira.

Lembre-se de que seu papel é ajudar a turma a se divertir, e não atrapalhar com atitudes restritivas.

Se impuser regras demais, ficarão intimidados. No entanto, se não orientar a turma, a atividade não vai ter a produtividade nem o retorno desejado. Veja como agir:

·         Organize a sala de aula, ou outro espaço disponível, para deixar ideal para as brincadeiras fluírem. Uma mudança simples na disposição das carteiras pode ter um efeito espetacular. Isso tornará o ambiente mais aconchegante, onde as crianças se sentirão à vontade para criar o que a imaginação manda.

·         Estude a possibilidade de que a escola compre brinquedos. Se puder dispor desses acessórios, organize-os num canto da sala, de uma forma lógica. Peças de casinha não devem estar misturadas com os brinquedos de montar, por exemplo. A organização temática ajuda a criança a reproduzir melhor a realidade. Mas não proíba as crianças de misturarem os brinquedos. Elas devem ter essa liberdade.

·         Institua a hora da brincadeira. Basta arrumar as cadeiras, distribuir brinquedos ou outros materiais, propor algum tema, como, por exemplo, brincar de pintor, e deixar que a turma brinque.

·         Use conteúdos didáticos como tema.

·         Historinhas tradicionais ou contos de fada são excelentes geradores de brincadeiras. Use as histórias preferidas pelo grupo. Colabore com os alunos na seleção dos papéis que cada um vai representar, a partir do conhecimento que já possui de suas personalidades. Ajude-os também a se vestir como os personagens.

·         As crianças se expõem muito enquanto brincam. Respeite-as, procure não ser repreensivo.

·         Seu papel é combinar regras e impedir que briguem. Mas, se a brincadeira começou como supermercado e acabou como uma aventura na selva, tudo bem.


·         Invente formas de incentivar a participação dos pais na compra ou confecção de brinquedos para a escola.

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