quinta-feira, 18 de junho de 2015

Tecnologia e Educação

As Tecnologias da Informação e Comunicação têm causado uma mudança imensa na Educação, dando origem a novos meios de difusão do conhecimento e da aprendizagem e, particularmente, interferindo nas relações entre professores e alunos. As enciclopédias foram substituídas pelas enciclopédias digitais, pela consulta de portais acadêmicos e outros sites diversificados. Passamos a usar sistemas eletrônicos e apresentações coloridas para converter as aulas tradicionais em aulas mais atrativas e, frequentemente, deixamos de lado o consagrado quadro-negro e o giz e passamos diretamente para as superfícies e projeções interativas.

A revolução que surgiu através da internet possibilita que a informação produzida em qualquer lugar esteja rapidamente disponível em todo o mundo, originando uma reforma nas práticas de comunicação e educação em vários aspectos, como na leitura, na escrita, na pesquisa. A tecnologia é usada como instrumento complementar na sala de aula ou como estratégia de propagar a informação, permitindo tanto o ensino como o trabalho individual ou em grupos entre alunos. Ela está presente também nas reformas educacionais.

A TV Escola é um programa voltado para a educação a distância, em que milhões de alunos e professores são beneficiados. As escolas ganham televisão, antena parabólica e, conectadas a um canal exclusivo via satélite, recebem uma programação de alta qualidade.

O renascimento tecnológico tem sido visto como um conjunto de pesquisas, descobertas e inovações nas últimas décadas. A força fundamental que incentiva esse renascimento é a inteligência traduzida pelo uso de instrumentos científicos e tecnológicos.

Para os PCNs, o computador é ao mesmo tempo ferramenta e instrumento de mediação. Ferramenta porque permite ao usuário realizar atividades que seriam muito difíceis ou mesmo impossíveis, de construir objetos virtuais, fazer simulações, realizar cálculos com rapidez e editar textos. E um instrumento de mediação porque possibilita o estabelecimento de novas relações para a construção do conhecimento e novas formas de atividade mental.

O uso do computador possibilita a interação e a produção de conhecimento no espaço e no tempo. O meio informático possibilita diferentes formas de comunicação, produzindo ou recebendo informações.

Atentando para as considerações anteriores, é impossível pensarmos em cidadania sem uma alfabetização tecnológica. Poder usufruir da Tecnologia da Comunicação e da Informação deve ser uma competência básica a ser favorável no conjunto do currículo escolar e de suas disciplinas.

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