quinta-feira, 18 de junho de 2015

Tecnologia – linha do tempo do que foi utilizado nas salas de aula

Como mostra a revista Nova Escola com o tema Guia de Tecnologia na Educação, com a apuração de Júlia Medeiros e colaboração de Elisângela Fernandes, podemos ver as seguintes transformações ocorridas com os equipamentos usados em salas de aula por professores.

Século XVIII – Quadro-negro e giz – possibilitam o aumento do número de alunos e o surgimento do professor que conhecemos hoje. Desde 1980, dividiram espaço com o quadro branco e o pincel atômico.

1887 – Mimeógrafo – Permite a impressão de pequenas tiragens com papel-carbono e álcool. Colabora principalmente na preparação de provas, em exercícios e lições de casa.

1900 – Episcópio – Projeta, em tela, objetos ou superfícies opacos, como fotografias e páginas de livros. Para funcionar corretamente, a sala deve estar completamente escura.

1950 – Retroprojetor – Com ele, o professor não precisa mais ficar de costas para a turma. Além disso, preparar as transferências é bem mais rápido do que escrever com o giz no quadro.

1971 – Computador – O primeiro uso em aulas no Brasil foi na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mas, rapidamente, passou a contribuir também para o ensino das crianças.

1984 – Data-show – Exibe a imagem do computador em uma tela ou na parede. Tem gerado o abandono dos demais recursos de projeção que existiam antes dele.

1990 – Internet – Apesar de ter sido utilizada na Guerra Fria, ela chega às escolas na década de 1990. A partir daí, revoluciona o acesso de professores e alunos à informação.

1991 – Lousa Digital – Reproduz a imagem do computador em uma tela sensível ao toque, na qual também é possível escrever. Com isso, deixa o antigo quadro com cara de passado.

2010 – Tablet – Nos Estados Unidos, existem mais de 20 mil aplicativos educativos. No Brasil, há intensa distribuição para docentes e alunos do Ensino Médio, com usos variados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário