segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Sala de Aula Temática


Cada disciplina oferecida no ensino básico é diferente e necessita de materiais e recursos diferentes para que seu conteúdo possa ser assimilado com maior facilidade pelos alunos. Por isso, existem diversas propostas que visam a implantação de salas de aula temáticas nas escolas do país. 


Organizadas de acordo com a característica de cada disciplina, a sala de aula se torna um ambiente mais funcional ao desenvolvimento das aulas e mais atrativo ao aprendizado, além de otimizar o uso do tempo da aula, já que não seria necessário carregar nenhum material, nem montar nenhum instrumento.


Para que as salas de aula temáticas possam ser implantadas, é necessário que alguns pontos no funcionamento da escola sejam revistos, como o fato de existir uma sala exclusiva para cada disciplina, o que não é muito comum para as escolas brasileiras, mas que com organização pode ser modificado. 


Com salas de aula exclusivas para a disciplina, o professor terá liberdade de organizar e equipar sua sala de acordo com o conteúdo que será trabalhado. Recursos tecnológicos previamente instalados em cada sala também facilita o trabalho do professor, possibilitando que esse tenha acesso a internet, e a áudios, vídeos durante as aulas.


Um dos fatores que impedem muitas escolas a adotarem as salas temáticas, é o fato de que as mesmas não possuem o número de salas correspondente ao número de disciplinas e ao número de turmas. Outro fator é o receio que a direção e a coordenação das escolas têm da bagunça que os alunos durante a troca de períodos poderá fazer. Porém, com planejamento e organização é possível implantar o método e tornar o ensino muito mais interativo e atrativo aos alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário